SATED/PR informa: Sobre alguns ataques ao nosso sindicato e a seus membros:

Curitiba, 20 de julho de 2021

SATED/PR informa: Sobre alguns ataques ao nosso sindicato e a seus membros:

1. O SATED-PR e membros ligados à diretoria da entidade têm sofrido acusações agressivas em redes sociais (página(s) e/ou grupo(s) de facebook e whatsapp). Parte delas remetem a uma denúncia encaminhada ao Ministério Público (MP-PR), supondo irregularidades que envolveriam fazedoras e fazedores de arte e da cultura que participaram de atividades de um Grupo de Trabalho do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, na tentativa de, acreditamos, difamar alguns desses militantes no chamado “tribunal do facebook”.

2. Uma vez que o nome e imagem do SATED/PR, bem como de alguns membros de seu corpo diretor foram diretamente e/ou indiretamente citados nas redes e/ou nesse processo, a diretoria resolveu solicitar acesso a esta denúncia - através de procuração dada por nosso presidente à Assessoria Jurídica da entidade, com apoio de TODA a diretoria - com o objetivo de inteirar-se e, se necessário, defender-se das acusações de maneira mais formal e precisa. Ao contrário de quem nos acusa, a senhora Promotora responsável não observou nenhum problema em nos dar acesso, mesmo porque não há sigilo de justiça sobre este processo e não há irregularidade no pedido de acesso realizado.

3. Numa democracia, todos têm o direito de saber sobre o que falam a seu respeito para se manifestarem se considerarem necessário. Ademais, é de interesse e direito da entidade, através de sua diretoria, tomar ciência de tudo que a envolve, o que de modo algum configura uso indevido de sua estrutura para fins pessoais e individuais, como acusam alguns.

4. Vale registrar que tal denúncia foi