SATEDs de todo o Brasil articulam reunião nacional com Funarte e MinC para pautar direitos da categoria
- Comunicação SATEDPR
- 22 de abr.
- 1 min de leitura
Na última semana, uma importante agenda nacional foi realizada junto à Funarte e ao Ministério da Cultura (MinC), fruto de uma articulação direta e incisiva das unidades do SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões) de diversos estados do país.

O encontro, realizado em formato híbrido, foi uma demanda dos próprios SATEDs, que identificaram a necessidade urgente de pautar o protagonismo dos trabalhadores dentro das novas políticas culturais. O SATED/PR esteve presente nesta reunião sendo representado pelo Vice-Presidente, Adriano Petermann.
A reunião contou com a presença do presidente da Funarte, Leonardo Lessa, e de diretores do MinC. No entanto, o tom do debate foi conduzido pelos representantes sindicais, que levaram para a mesa questões que muitas vezes ficam em segundo plano nos editais de fomento:
Legislação Trabalhista: A reivindicação de que o fomento à cultura respeite as leis trabalhistas vigentes e garanta a segurança jurídica dos profissionais.
Valorização Profissional: O combate à precarização do trabalho artístico e técnico em meio à implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Impacto nos Territórios: Como as novas políticas nacionais estão chegando (ou deixando de chegar) na ponta, onde o artista realmente atua.
Para o SATED/PR, é fundamental que a categoria compreenda que esses espaços de diálogo são conquistados pela pressão sindical.
_edited.png)
Comentários