top of page

Superintendência de Cultura e Consec: É Bolsa Já!

Amanhã o Conselho Estadual de Cultura do Paraná se reúne. O SATED PR encaminhou ofício para a Superintendência de Cultura e para Conselheiros da Sociedade Civil, solicitando que seja incluído na pauta a questão das Bolsas Cultura como alternativa de distribuição dos reursos de Lei Aldir Blanc (LAB), que todos aguardam. Uma vez observados o desastroso resultado da distribuição de recursos da LAB em 2020, não podemos mais aceitar que editais com os mesmo perfil venham a ser adotados.


O SATED PR apoia os Conselheiros que vem defendendo essa pauta, e soma forças nesse debate, na busca de alternativas jurídicas e políticas para tornar realidade esse mecanismo que pode diminuir a burocracia, o excesso de certidões, simplificar a prestação de contas e atender de forma mais direta mais artistas, técnicas e técnicos. Pugnamos à Superintendência de Cultura e à SECC para que adote uma postura mais assertiva e de escuta aos vastos argumentos e proposições defendidas por muitos dos nossos Conselheiros e outros movimentos sobre tal proposta.


O SATED PR segue alinhado nessa pauta com: a Frente SOS Cultura PR; APPTE PR (Associação dos Profissionais e Técnicos de Festas, Shows, Espetáculos e Eventos Corporativos do Estado do Paraná); Família Camisa Preta e Movimento Salve a Graxa; Coacol (Coletivo de Ação Cultural de Colombo); Cena Underground, de Colombo; Movimento Cultural Solidário; Fórum Setorial de Circo do Paraná; SEPED PR (Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná); e outras entidades e coletivos que já declararam apoio a causa como o Fórum de Cultura do Paraná, a AVEC PR (Associação de Cinema e Vídeo do Paraná e o Coragem (Rede de Profissionais da Música de Curitiba).


Precisamos mobilizar mais gente e mais grupos, movimentos e coletivos. O momento histórico exige tal postura da sociedade civil e do poder público estadual.


Leia o Ofício enviado na íntegra:


Ofício 11/2021 (Consec)
.
Download • 145KB
bottom of page