top of page

Sindicato dos artistas quer construir residencial para idosos

Uma comissão do SATED/PR se reuniu com o ator Stepan Nercessian, que está participando do 15º Festival de Cinema da Lapa, para discutir o projeto de criação de uma casa para abrigar artistas e técnicos idosos, do Paraná, nos moldes do Retiro dos Artistas, do Rio de Janeiro. Há mais de 20 anos, Nercessian é presidente da entidade carioca que existe há mais de 100 anos.

“Este é um sonho antigo”, explica a vice-presidente do Sated, a atriz Raquel Rizzo, que também participa de uma comissão de 12 pessoas que trabalha por essa realização. Ela ouviu os conselhos de Nercessian juntamente com a atriz Claudete Benvenuto e com a coordenadora de Audiovisual do Sated, Gel Muzzillo.

Stepan Nercessian incentivou a comissão e disse que o importante de uma casa dessa natureza é que não se torne um depósito de idosos, mas seja um local em que os artistas aposentados tenham assistência e vivam com dignidade. Ele conta que no Retiro dos Artistas vivem atualmente 51 pessoas, a um custo de manutenção de pouco mais de R$ 300 mil. Eles contam com o plano médico da Prevent Sênior.

No Paraná, a intenção é que até o próximo ano seja dada a largada para a já nomeada Casa dos Artistas e Técnicos em Espetáculos, nos moldes dos Condomínios para Idosos que o governo do estado está implantando. E este seja apenas o piloto, para ser replicado em outros locais do Paraná.

O programa Casa Fácil Paraná – viver mais, levado adiante pela Secretaria do Idoso, implantou 4 condomínios com 160 unidades em Jaguariaíva, Foz do Iguaçu, Prudentópolis e Cornélio Procópio; e tem mais 8 em execução, com 320 unidades. Destinadas a pessoas com mais de 60 anos, os condomínios oferecem também espaços de convivência construídos de forma gratuita.

De acordo com Raquel Rizzo, o condomínio a ser criado deverá ser construído na Região Metropolitana de Curitiba para cerca de 60 idosos do setor. O custo de manutenção foi calculado também em cerca de R$ 300 mil. O montante, no Rio, é obtido, segundo Nercessian, de fontes variadas, entre elas um brechó, telemarketing e principalmente doações.

Além do Retiro do Rio de Janeiro, a Casa do Artista Riograndense (@casadoartistars) e o Palacete dos Artistas, em São Paulo, são iniciativas com o mesmo intuito e com as quais o SATED/PR buscará trocar informações e experiências.

Um agradecimento especial ao cineasta @fernandoseverocinema , que tão gentilmente tornou possível esse encontro na Lapa com o querido @stepannercessian, que tão bem nos recebeu.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page