REUNIÃO COM O NOVO PRESIDENTE DO TEATRO GUAÍRA, CLEVERSON CAVALHEIRO


Na última quarta-feira (09/03), o SATED/PR foi recebido pelo novo presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.


O Sindicato foi representado pelo presidente Adriano Esturilho, pelos Coordenadores Léo Moita (Articulação Política), Rana Moscheta, (Arte de Rua e Articulação Política), Gabriel Gorosito, (Atuação no Audiovisual) e a atriz Pagu Leal e o ator Renet Lyon que representaram as/os diversas/os artistas e profissionais da técnica que manifestaram indignação pelo modo como se deu o desligamento da ex-diretora-presidente Monica Rischbieter. O produtor Áldice Lopes, da equipe do Teatro Guaíra, também participou da reunião, na qual fomos recebidos com muita receptividade. Segue um resumo:


1) De início, reiteramos o apoio do SATED/PR às manifestações críticas ao desligamento de Monica Rischbieter.


2) Registramos que encaminhamos ofício ao governador Ratinho Jr, Secretário de Comunicação e Cultura João Evaristo Debiasi, e a Superintendente de Cultura Luciana Casagrande, solicitando elucidações sobre a exoneração, bem como possíveis irregularidades no repasse de recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) para serem executados apenas em 2022.


3) Aproveitamos o momento para elucidar que não há posicionamento contrário do SATED/PR ao novo presidente indicado, Cleverson Cavalheiro, especialmente por sua longa trajetória no meio teatral e na própria entidade.


4) Questionamos se será lançado um edital com recursos da LAB via Teatro Guaíra, como foi informalmente anunciado anteriormente. O presidente Cleverson informou que no momento não existe encaminhamento oficial junto ao Guaíra nesse sentido.


5) O SATED/PR propôs uma possível parceria com o Teatro, para apoiar núcleos de teatro de rua, para viabilizar espaços de apoio dentro da estrutura do Guaíra para armazenamento de cenários e figurinos, banheiros e camarins em períodos de apresentações. A pauta foi muito bem recebida e terá sequência com nossa Coordenadora de Arte de Rua, Rana Moscheta, em contato com a equipe do Teatro Guaíra.


6) Reforçamos a importância da retomada do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em especial com a participação da APRTB na organização e curadoria. O Teatro Guaíra indicou que está em diálogo com a APRTB e que esse ano o Festival deverá ser retomado.


7) Reiteramos a necessidade de retomar e reformular o Troféu Gralha Azul, e compromissamos o início de um cronograma de reuniões para reavaliar o Prêmio, a ser retomado ainda e 2022.


- Ressaltamos nossa preocupação com a Segurança do Trabalho e a formalidade na nossa área, principalmente na Técnica, e o Guaíra nos apresentou ações nesse sentido.


- Registramos também sobre a importância da retomada pós-pandemia e fortalecimento do TCP - Teatro de Comédia do Paraná. O presidente reforçou que o TCP é um dos pilares do Teatro, que será retomado e que pode ser debatido em reunião específica.


Esperamos que os pontos levantados tenham breve sequência.

73 visualizações0 comentário