PRECISAMOS FALAR SOBRE O PROFICE - REUNIÃO ABERTA


O PROFICE, Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, deveria estar chegando em sua quarta edição. Porém, além de não ter sido lançado o edital prometido neste ano, havia um compromisso da Superintendência da Cultura de debater a próxima edição do PROFICE, com previsão de lançamento em janeiro, e ainda não existe nenhum encontro anunciado, nenhum cronograma de trabalho, nenhum anúncio. A preocupação das(dos/des) trabalhadoras(es) da cultura é que mais uma vez não seja lançado dentro do prazo, ou então que seja lançado sem debate.


Por isso, o SATED PR, em parceria com a Frente Movimento, convida você artista, proponente, trabalhadora(or/e) contratada(o/e) da edição anterior do PROFICE, especialmente de fora de Curitiba, para a primeira REUNIÃO ABERTA sobre o PROFICE, no dia 27/10 (quarta-feira) às 19h.


O objetivo é que possamos ouvir relatos e depoimentos de artistas, técnicas e técnicos para que possamos apontar para a Superintendência de Cultura possíveis melhorias para o próximo edital. Queremos ouvir preferencialmente quem participou das últimas edições do PROFICE ou pretende participar, tanto como proponentes quanto como contratadas(os/es), em especial pessoas de outras cidades que não a capital, para entendermos como está chegando o PROFICE nessas cidades.


Uma atenção especial para esse debate é entender a opinião dos artistas e proponentes sobre a captação de recursos, afinal, cerca de 40% dos projetos do PROFICE III não conseguiram captar recursos porque houve uma enorme perda de recursos de renúncia no ano passado, que está refletindo agora nos projetos. Grande parte dessa porcentagem é de trabalhadoras(es) dos municípios de fora da Capital. Isso mostra a falta de planejamento, cronograma e diálogo sobre o tema.


O link será disponibilizado no nosso site (https://satedpr.org.br) no dia 27/10 às 18h!

74 visualizações0 comentário