top of page

NÃO AO RACISMO ESTRUTURAL NA CULTURA



Na última semana, o SATED/PR registrou seu apoio a um abaixo-assinado referente à PETIÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS, REPRESENTANTES DE ETNIAS, MINORIAS, DAS CULTURAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PARANÁ AO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS DIREITOS HUMANOS, protocolado no Ministério Público dos Direitos Humanos. 


Assinamos a petição em apoio ao seu questionamento sobre práticas e decisões do poder público na aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc no Paraná, que reforçaram e evidenciaram o RACISMO ESTRUTURAL NA CULTURA, ainda tão presente na sociedade como um todo e também nas políticas públicas de cultura. Esse problema deve ser constantemente combatido por todas, todos e todes, em apoio às pessoas que devem protagonizar a causa. Os poderes públicos estadual e municipais precisam ouvir mais e, principalmente, avançar na prática. 


Nesse sentido, o SATED PR tem buscado fortalecer o diálogo com alguns movimentos e militantes da arte e da cultura que sofrem e convivem em seu dia-a-dia e na sua ancestralidade com os efeitos desse racismo. Acreditamos que esse apoio e espaço no sindicato deve acontecer tanto nas pautas mais amplas quanto, especialmente, dentro do universo por nós representados - trabalhadoras/es das Artes Cênicas e do Audiovisual no Paraná. 


Temos muito a avançar na defesa por um sistema de cotas raciais em todas as ações da cultura em Curitiba e no Paraná.  Essa defesa vem acontecendo por parte de membres da nossa diretoria, que atua em conselhos e movimentos culturais desde antes de assumirmos o sindicato. Mas há muita resistência do poder público, e sistematicamente recebemos a resposta de que haveria impedimentos legais para a adoção de cotas no Paraná. 


Precisamos como ação imediata de um sistema de cotas em todos os editais da área da cultura, e não apenas editais pontuados. Se as leis vigentes locais não contemplam esse direito, é hora de juntarmos forças para mudar essas leis. Essas causas estarão cada vez mais presentes de modo mais incisivo no dia-a-dia do SATED-PR


Agradecemos em especial às(aos) Conselheiras(os/es) Municipais de Cultura e Patrimônio e às(aos) militantes da Cultura Afro com quem temos dialogado e que solicitaram um apoio mais incisivo ao abaixo-assinado e a outras ações em andamento. É nossa obrigação histórica trazer essas pautas para dentro do SATED/PR, e com essa aproximação e parceria avançaremos nesse sentido.


Mais informações sobre a petição você encontra no blog do Centro Cultural Humaitá: 

https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/ 


Acesse o abaixo assinado aqui:

https://bit.ly/ABAIXO_ASSINADO_Investigação-Racismo-Estrutural-LAB 


63 visualizações0 comentário
bottom of page