top of page

Nota do SATED/PR: Sobre a Recriação da Secretaria de Cultura do Paraná



O SATED/PR, Sindicato que representa as trabalhadoras e trabalhadores das Artes Cênicas e do Audiovisual no Paraná, recebeu com satisfação a recente confirmação de que está aprovada a recriação da Secretaria de Cultura do Paraná a partir de 2023. O Governo Ratinho Jr. acerta ao finalmente atender tal reivindicação do setor artístico-cultural, depois de 4 anos sem a estrutura de uma secretaria.


Nos últimos anos o SATED/PR, bem como outros movimentos e instituições da arte e da cultura do Paraná, participaram diretamente de reivindicações pelo retorno da secretaria. Foi o caso, por exemplo, do encontro com o vice-governador Darci Pianna, realizado em 2021, no qual foi entregue carta com adesão de mais de 500 agentes artístico-culturais, entidades, conselheiros de cultura, movimentos e grupos das diversas regiões do estado. O documento defendia diversos outros pontos, dentre eles o pedido de adoção imediata de políticas e ações afirmativas nas ações culturais em nível estadual.


Nesse contexto, é importante destacarmos e agradecermos ao incessante trabalho de articulação dos artistas, produtores e gestores culturais Isidoro Diniz e Jewan Antunes, que vêm atuando na Coordenadoria Negra do SATED/PR e apoiando outras ações do sindicato, e que tiveram importante atuação no diálogo da pauta da recriação da Secretaria de Cultura junto ao governo do estado, inclusive durante o período eleitoral. Naquele momento, foi essencial o diálogo mediado em reunião no dia 20 de setembro de 2022, com o Sr. Hélio Wirbiski (Superintendente de Esporte e Lazer), da Sra. Luciana Casagrande (Superintendente de Cultura) e a Sra. Louise Garnica (Secretária de Estado do Planejamento), aos quais agradecemos por mais uma vez receberem naquele momento, em nome do então candidato à reeleição Ratinho Jr, a proposta dos diversos segmentos artístico-culturais para recriar a Secretaria de Estado da Cultura.


Esperamos que a autonomia da Secretaria de Cultura venha acompanhada na prática de uma estrutura funcional, de recursos financeiros efetivos para o Fundo Estadual de Cultura, ao que tange a Lei nº 20.197/2020, que institui o Sistema Estadual de Cultura no âmbito do Estado do Paraná, para consolidar a descentralização das ações culturais nos municípios, do aumento da transparência e da participação social (fortalecimento da sociedade civil no CONSEC e ampliação do diálogo com movimentos e entidades de representação), dentre outras pautas.


E assim, desejamos ao Governador do Estado do Paraná, Sr. Ratinho Jr, êxito nesse novo ciclo e que possamos manter diálogo permanente para investir e atender o setor da economia criativa do estado de maneira mais ampla, diversa e plural.


Seguimos na luta!


Adriano Esturilho

Presidente SATED/PR.


60 visualizações0 comentário
bottom of page