top of page

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO


O SATED/PR - Sindicato de Artistas e da Técnica das Artes Cênicas e do Audiovisual - vem somar forças às muitas manifestações de REPÚDIO às mensagens misógenas que circularam nas última semana, agredindo TRABALHADORAS DA MÚSICA - mulheres bateristas.


Não podemos mais tolerar esse tipo de mensagem, que reflete um pensamento que não cabe mais num mundo minimamente civilizado.


E o mais lamentável pra quem é do mundo das artes é que esses comentários foram feitos por outros músicos - homens - atuantes na música.


Por tudo isso o SATED/PR reforça o convite para que você assine a petição que está circulando em protesto a essas agressões. Clique aqui para assinar a petição.


Enquanto presidente deste sindicato, convido especialmente você, que é artista e técnico, homem trabalhador da arte, a se posicionar em repúdio.


Assim como não podemos mais normalizar esse tipo de agressão, não podemos mais perpetuar a falsa ideia de que é responsabilidade somente das mulheres se posicionarem em casos como esse.


É nossa obrigação tomar partido e uma posição efetiva de combate contra o machismo no dia-a-dia.


É nossa obrigação deixar de "passar pano" nos amigos, nos colegas de trabalho e também nos militantes que correpetem e perpetuam comentários e atitudes machistas, inclusive as supostamente inocentes e inofensivas, ou as supostamente fortuitas ou acidentais.


É nossa obrigação rever parcerias e atuações com quem aceita, com quem repete e com quem propaga misoginia e violência de gênero.


É nossa obrigação rever as nossas próprias posições e atitudes que perpetuam essa cultura de machismo, que segue presente e enraizada estruturalmente na sociedade, inclusive, vale repetir, no meio artístico-cultural.


Seguimos na luta, somando no combate ao machismo e na busca de uma cultura sem violência de gênero!




Adriano Esturilho

Presidente SATED/PR

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page