top of page

GEYISA COSTA E NOE CARVALHO ABREM CORTEJO MULTICULTURAL NO SATED/PR PARA RECEBER A MINISTRA DA CULTURA MARGARETH MENEZES

Numa tarde histórica, as artistas Geyisa Costa e Noe Carvalho receberam o público, diversos artistas e agentes culturais para a abertura de um CORTEJO MULTICULTURAL, realizado por ocasião da visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes em Curitiba, no último dia 20. A sede do SATED/PR foi o ponto de partida para o cortejo, que seguiu pelo Largo da Ordem, Praça do Ciclista e Prédio Histórico da UFPR até a Capela Santa Maria, em frente ao Teatro da Caixa, onde os artistas participantes foram saudados pela ministra.


A APRTB e a Coordenadoria de Teatro de Bonecos e Formas Animadas também estiveram presentes no cortejo com diversos bonecos gigantes, entre outros. Ao longo do trajeto, participaram do cortejo os blocos Afro Pretinhosidade, Boca Negra, Garibaldis & Sacis; a Batalha de Rima da Menô, com Dane, Lauro MC, Ducorre, Poeta Gabriela e Onyx, e o Mestre de Cerimônia Akarol47; a Trupe Guará; o músico e compositor Plá; o Grupo de Capoeira Angola Zimba; e o Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca.


A cena circense esteve presente com Palhaça Virgulina, Palhaço Tropo, Palhaço Pelúcia, Palhaça Safo e Palhaça Mínima. Pela cultura do fandango, participaram os grupos Família Santos, Canutilho Temperado, Meu Paraná, Fandango Ubá, Fandango Caiçara da Ilha do Mel e Grupo Viola Afinada.


A pedido do sindicato, o cortejo contou com o amparo da URBS, da Polícia Militar e da Polícia Civil durante todo o trajeto. Agradecemos ao advogado do SATED/PR, Luan de Rosa e Souza, que operacionalizou todo o trajeto do cortejo. Após o cortejo, a ministra participou da solenidade de lançamento do Laboratório de Cultura Digital e do projeto Mapas da Universidade Federal do Paraná e do Comitê de Cultura do Paraná.


🍀 Noe Carvalho, cantora, compositora e primeira atriz indígena a tirar DRT no Paraná, honra sua ancestralidade por meio da música, compartilhando vivências e questionando padrões sobre corpos gordos e não binários.


🍀 Geyisa Costa, uma das grandes atrizes do Paraná, com décadas de trajetória também como contadora de histórias, traz a representatividade e ancestralidade da negritude.


Imagens: Theo Marques e Felipe Guiguel



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REUNIAO ABERTA CPROFICE

ATENÇÃO TRABALHADORES DAS ARTES CÊNICAS e DO AUDIOVISUAL DO PARANA 📍O SATED/PR convida para Reunião ABERTA nesta QUINTA, dia 18 de JULHO, ao MEIO DIA. CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA REUNIÃO A pauta é: 👉

Comments


bottom of page