Circo se reúne para compor Coordenadoria dentro do SATED PR

Reunião virtual ocorreu no dia 01/02/2021, às 18h.


PAUTAS

- Luta do SATED PR

- Campanha de Associação/ Sindicalização

- Papel da Coordenadoria de Circo

- Composição da coordenadoria

- Pauta do segmento: início do debate sobre piso salarial


PRESENTES

Adriano Pettermann, Bruno Guedes (Danko Trupe), Bruno Lops, Camila Jorge, Carolina Meinerz, Circo Fazendo Arte – Alan Cardoso, Circo Kartoon, Dayane Oliveira, Diego Lorenzetti, Diogo Bonito, Eliane Berger, Felipe Fowolski, Felipe Sarrafo (Cia dos Palhaços), Fernando Fischer, Geane Diable, Gehad Hajar, Jorge Rodrigues, Giane Deable, Gilberto Salgueiro, Gilson Oliveira, Igor Ribeiro, Jane D´Avila, Jeniffer Anhaia, Joao Borges (Circo Lisboa), Jorge Rodrigues, Karina Flor, Larissa Lima, Luana Rhomany, Luiz Robatine, Marcio Francisco, Mateus Tropo (Circo Rodado), Neverland Circus (Gilberto Salgueiro), Nilo Netto, Oney Salgueiro, Prefeitura de Quitandinha, Sabrina Almeida, Sardinha Clown, Severo Brudzinski, Silvestre Neto, Thays Teixeira, The Big Circus

MEDIADORES Karina Flor Nilo Netto

DIREÇÃO DO SATED REPRESENTADA Adriano Petermam Carol Meinerz

APRESENTAÇÃO DA PAUTA

Adriano Pettermann abre a reunião saudando e acolhendo as participações. Apresenta brevemente a difícil situação financeira pela qual passa o SATED, apresenta os primeiros passos dessa nova gestão e convida todas as pessoas a acompanharem as redes sociais do sindicato e aassociaram-se.

Nilo trata brevemente da diversidade das artes circenses no Paraná e expõe as linhas gerais das funções dessa coordenadoria (de circo): 1) Ser um espaço para que o SATED possa abrir a escuta para o segmento e que a diversidade de vozes circenses esteja representada; 2) Ser um espaço para organização e fundamentação da pauta de reivindicações circenses a serem levadas à frente pela direção do SATED.

Karina dá andamento à reunião, apontando que as pautas do segmento deverão ser construídas pela coordenadoria (por isso foi suprimido o debate do último ponto da pauta acima), levando em consideração todo trabalho já feito anteriormente pelo SATED e pelo segmento circense do Estado, buscando seguir as lutas já iniciadas e inserindo novas pautas.

ASSUNTOS DISCUTIDOS ALÉM DA PAUTA:

Os circos itinerantes (de lona) que estão no Paraná estiveram na reunião e indicaram uma representante para estar na coordenadoria do SATED. Além dessa representante, outres comporão o grupo.

Os circos itinerantes, historicamente, no Brasil, se organizam em diversos formatos buscando resistir e sobreviver. Buscam reconhecimento como patrimônio cultural, o que ainda não se alcançou. Mesmo o SATED e a família Zanchettini já protagonizaram capítulos dessa luta.

Gehad Hajar citou que foi apresentado um Plano Setorial do Circo, e a sugestão é de que seja enviado um ofício cobrando do estado uma posição sobre isso.

DEMANDA DE URGÊNCIA

Pede-se um apelo ao governo que liberem os circos para apresentações (com o compromisso dos devidos cuidados de prevenção), com carácter urgente visto que as famílias estão sem apoios governamentais e em situação de vulnerabilidade.

ENCAMINHAMENTO

O SATED se comprometeu a enviar um ofício ao órgão responsável com os requerimentos. Segundo a antiga diretoria do SATED representada por Jane D'Avila, foi encaminhado um ofíciocom a demanda acima citada. Portanto sugere-se que este mesmo ofício possa ir para a Fundação e SEEC.


COORDENADORIA FORMADA

Gilberto Salgueiro Alan Cardoso The Big Circus João Borges Felipe (Sarrafo) Kazini Bros Circus Bruno Guedes

Jennifer Indira Anhaia

Walter Cabaral

Sabrina Almeida

Prefeitura de Quitandinha

16 visualizações0 comentário