top of page

Classe unida preparando o terreno para o novo QUINTAL DAS ARTES



Na manhã de sábado do dia 13 de fevereiro — início desse carnaval excepcional em que tivemos que foliar internamente, pensando na nossa segurança e dos em nossa volta —, demos início ao projeto de ECOFLORESTA no QUINTAL DAS ARTISTAS! A ideia é revitalizar o espaço verde do sindicato através da implantação do sistema de Agrofloresta: um modelo de agricultura inteligente, inspirado na natureza, que cultiva o plantio de várias espécies no mesmo espaço; evitando, assim, a prática nociva de monocultura.

A iniciativa é uma parceria entre o Jardim de Casa (@jardimdcasa), o projeto Natureeser (@natureeser), o espaço colaborativo Casa da Ciclovia (@casadaciclovia) e o SATED/PR.


Apesar da previsão incerta de chuva, às 9h, artistas e técniques começaram a chegar, dispostos à primeira etapa do trabalho: limpar o quintal da sede e fazer o mapeamento.

Lucas Amado, iluminador e jardineiro de agrofloresta, idealizador do Jardim de Casa, incentivava as pessoas a aproveitarem a energia positiva e tranquilizadora que é colocar as mãos na terra.

Cada um com suas luvas, máscaras e equipamentos necessários, a atividade se iniciou com alegria e empenho. Em poucas horas, o espaço já começava a se revelar aos presentes, caminhos descobertos pelo chão, ideias surgiam à mente.




A nova diretoria do SATED/PR pensa muito na aproximação com toda a classe que representa, e deseja que o espaço físico do sindicato seja um lugar de acolhimento. Com o jardim, todes são bem-vindes a utilizar o espaço para ler, plantar, colher, se encontrar, encontrar os outros, fazer arte e desfrutar das inúmeras possibilidades do espaço. No período da tarde, após o almoço vegano de toda a equipe no restaurante Semente de Girassol, Lucas convida Rudi, do projeto Natureeser, para apresentar melhor a iniciativa. Para Rudi, trabalhar dessa maneira no espaço é habitá-lo com consciência, e que esse pensamento se expanda para o nosso trato mais harmônico com a natureza. Lucas complementa: ''a árvore que plantamos aqui está conectada com uma árvore que está lá no Japão, através do solo''. União pareceu ser a palavra do dia, e todas as conversas nos lembraram do fato de que a luta pela Mãe Terra é a luta de todas as lutas.


O início da segunda etapa do processo, o plantio, acontecerá daqui algumas semanas. O terreno está limpo; agora aguardamos as próprias folhas e galhos se tornarem adubo natural para nutrir as sementes por vir. O planejamento da utilização do espaço também está em processo, sintam-se todes à vontade para sugerir, conhecer o espaço, e convidados para participarem das próximas etapas.

O ar de mudança se faz presente.




Gostaríamos de agradecer à Natureeser, Jardim de Casa, Casa da Ciclovia, Teatro em Movimento, Cia. do Abração, Cia. Senhas, Espaço Excêntrico e à Frente Feminista M.A.T.A., e a todes os presentes: nossa vice-presidenta Ludmila Nascarella e nosso presidente Adriano Esturilho, Lucas Amado, Rudi, Henrique Leite, Adriano Petermann, Mauro Zanatta, Lucas Tatarin, Ciliane Vendrusculo, Bento Vendrusculo, Raquel Rizzo, Laura Binder, Ricardo Buhrer, Nath Caparica, Heloisa Giovenardi, Juliana Cordeiro, Ana Sercunvius, Luna Madsen, Thadeu Peronne, Maringas Maciel, Katia Horn, Clau, Isadora, Luiz Nobre e Jô Moreno. Juntes cuidamos dos nossos e da única casa que temos, nossa Terra!


Texto e fotos: Luna Madsen

Revisão: Laura Binder


* Para mais informações e registros do Quintal das Artes, confira o destaque dos stories do nosso Instagram (@satedproficial), na seção "Quintal".

https://www.instagram.com/satedproficial/


















51 visualizações0 comentário
bottom of page