top of page

AUDIENCIA PÚBLICA: POR UMA LEI DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL DE CURITIBA!

O audiovisual de Curitiba ocupou a Câmara de Vereadores de Curitiba em Audiência Pública promovida no dia 20 de junho pelo Vereador Angelo Vanhoni, em parceria com SATED/PR e AVEC. Também participaram da construção a APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, e o SIAPAR - Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná.



O principal encaminhamento foi o anúncio do Vereador Vanhoni de que, ainda neste semestre, encaminhará uma PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA LEI DE APOIO E FOMENTO ESPECÍFICA PARA O AUDIOVISUAL DE CURITIBA. O SATED/PR acompanhará de perto todo esse processo, junto com as demais entidades do setor.


➕ A precarização do trabalho dos profissionais do cinema, devido aos baixos valores destinados aos projetos de audiovisual nos editais públicos, foi abordada pelo Presidente do SATED/PR, Adriano Esturilho. Ele destacou a necessidade de maior investimento e apoio governamental para garantir condições adequadas de trabalho aos profissionais da área e ressaltou o papel crucial do audiovisual no desenvolvimento cultural e econômico da cidade. Os dados apresentados por Valdeliz Antunes e Daniel Pereira (AVEC) e Jussara Locattelli (SIAPAR) demonstraram a força do audiovisual enquanto riqueza econômica.


➕ O ex-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, convidado especial, apresentou um histórico das políticas públicas para o setor durante sua gestão. Ele destacou o sucesso e a importância da retomada de ações como os Arranjos Regionais, que beneficiaram filmes e cineastas locais.


➕ A importância das ações afirmativas para a negritude foi enfatizada pelo Coordenador de Arte Negra do SATED/PR e representante da APAN, Oda Rodrigues.


Também estiveram na mesa: Deputado Estadual Goura, Vereadora Maria Leticia, Daniel Pereira e Valdeliz Antunes (AVEC), Jussara Locattelli (SIAPAR), Juliana Midoris (Film Commission Curitiba), Nelson Settanni (Conselheiro Municipal do Audiovisual de Curitiba), Bruno Costa (Diretor e Roteirista) e Beto Lanza (Fundação Cultural de Curitiba).


Seguimos na luta.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REUNIAO ABERTA CPROFICE

ATENÇÃO TRABALHADORES DAS ARTES CÊNICAS e DO AUDIOVISUAL DO PARANA 📍O SATED/PR convida para Reunião ABERTA nesta QUINTA, dia 18 de JULHO, ao MEIO DIA. CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA REUNIÃO A pauta é: 👉

Comments


bottom of page